quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Debian 6.0 -- a little bit late post

Finalmente!
Após 2 anos de desenvolvimento, o Squeeze é estável, com mais de 29000 pacotes de software à disposição via apt-get, ou synaptic, ou aptitude, ou whatever.

Temos as Debian Pure Blends, cada uma com um conjunto de pacotes customizado para usuários específicos, como advogados, cientistas (modelagem de sistemas neurais!), estudantes, químicos, portadores de necessidades especiais e muito mais.

O kernel Debian atual é totalmente livre. Todos as firmwares, drivers e componentes não-livres foram removidos, podendo entretanto, ser instalados à qualquer momento. A melhor novidade fica por conta do kfreebsd, port com kernel FreeBSD, unindo o melhor dos dois mundos, o apt com a sólida plataforma BSD.

O poderoso, incrível e inigualável ZFS agora tem suporte, através do kfreebsd, liberando o Sun Power em nossos HD's. Para o kernel Linux, temos suporte ao Btfrs e ao ext4. ZFS que é bom, só via fuse.


Já tenho usado desde quando estava em fase de testes, sem me deixar na mão em nenhuma ocasião. Posso dizer sem dúvida que a versão de testes do Debian é bem mais estável que várias versões de produção de outras distros.

Se meu ISP tivesse permitido, essa postagem teria saído mais cedo.

Posts relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário