quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

How-to: Proteja sua CPU com Python e festival

Você sabe quando o cooler de sua CPU vai falhar?
Nem eu.

Usando um modelo probabilístico adequado, como o Exponencial, podemos ter uma boa noção de quando esse evento ocorrerá,mas que não é nada prático, já que provavelmente você vai trocar o cooler antes do tempo, ou depois que ele queimar. O que quase aconteceu comigo semana passada. A base que prende o cooler quebrou, o dissipador se afastou da CPU, o suficiente para ela chegar à 87°C, quase queimando-a. Soou o alarme e eu desliguei o micro à tempo, evitando maiores danos.

Minha sorte foi ter escrito um script na semana anterior que aproveita as funcionalidades do lm-sensors para avisar verbalmente que algo não está bem. É bem simples e tem espaço para muitas melhorias que irei acrescentando aos poucos. Funciona e tem me atendido bem todo esse tempo.

Tem dois pré-requisitos:
lm-sensors: tutorial de uso e configuração por Carlos Morimoto.
festival: meu tutorial.

Daí, é só baixar esse arquivo, salvá-lo em uma pasta de sua preferência, dar permissão de execução com:

$chmod +x sentinel.py

E depois adicioná-lo ao crontab, com o seguinte comando:

crontab -e

0-59/10 * * * * /home/gama/scripts/sentinel.py 



O que fará o cron rodar o comando a cada 10 minutos.
E pronto, se o cooler falhar ou a CPU sobreaquecer, o sistema vai reclamar.

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário