domingo, 21 de novembro de 2010

Serviço: MPlayer no Debian Squeeze com NVidia

Quem usa placas low-end da NVidia no Linux, já deve ter visto essa frase:

mplayer: error while loading shared libraries: libvdpau.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

O MPlayer do debian-multimedia tem o libvdpau como dependência, que não é provida pelo driver NVidia proprietário, já que o VDPAU é uma alternativa livre para as placas GeForce, junto com o nouveau e o nv.

Aí você conclui: Vou remover o debian-multimedia e reinstalar o MPlayer. Certo? Talvez. Mas você pode receber essa notícia no seu terminal:

mplayer: relocation error: mplayer: symbol codec_wav_tags, version LIBAVFORMAT_52 not defined in file libavformat.so.52 with link time reference

E agora? O que fazer?
Simples. Remova tudo. Eu disse TUDO relacionado a libs, players e codecs que você tenha instalado do debian-multimedia. Na dúvida, eu passei o rodo, por pouco não sobrava nem o mpg123.
Normalmente vai ffmpeg, sox, GStreamer e cia, tudo por água abaixo.

Reinstale tudo. E depois adicione o repo multimedia e instale o MEncoder, w32codecs e qualquer outra coisa que você queira de lá. Tudo ok, o MPlayer já deve estar funcionando. Desabilite o debian-multimedia and be happy.

Eu deixava o multimedia habilitado direto. Só que de acordo que iam saindo os updates, ia se formando uma salada de libs e dependências desencontradas que chegava uma hora que a vaca ia para /dev/null. Aí, passei a usar o procedimento descrito acima e tudo mudou.

Posts relacionados:
Blacklisting de módulos
Placa FX5500 no Squeeze

Nenhum comentário:

Postar um comentário