sábado, 6 de novembro de 2010

Como conheci Chandler

Pela seção Leitura Atual, dá pra notar que tenho lido um bocado de Raymond Chandler nos últimos tempos. E não é pra menos, já que comprei um box com suas principais obras, protagonizadas por Philip Marlowe, que parece ser o alter-ego do autor.

Através da perspicaz mente de Marlowe, Chandler nos leva em passeio pelo submundo de Hollywood. Ele levanta a borda do bonito tapete do american way of life e nos mostra toda a sujeira por baixo dele.

E o mais legal: descobri essa pérola da literatura ao assistir "O Cheiro do Ralo", com Selton Mello em um excelente papel. O livro aparece nessa cena.



Embora ainda não tenha lido "Amor e Morte em Poodle Springs", ele já está na fila. É o último livro dele, deixado incompleto e terminado por Robert Parker em 1989, 30 anos depois de sua morte.

Diversas obras suas foram adaptadas ao cinema, como The Big Sleep, por Howard Hawks, com Humphrey Bogart no papel de Marlowe e The Long Goodbye, de Robert Altman com Elliot Gould como Marlowe. Interessante é ver Schwarzenegger no papel de um capanga e David "Kung-Fu" Carradine, como companheiro de cela de Marlowe, ambos não creditados.

Excelente opção de leitura, Chandler é considerado um dos maiores romancistas da literatura norte-americana. Se não for dos maiores, é pelo menos um dos mais divertidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário