Já que você põe suas chaves num chaveiro, para não perdê-las, porque não usar o mesmo princípio para suas senhas? Você as salva em único arquivo e não tem de ficar procurando depois.
O KeePassX é um aplicativo que supre essa necessidade, nos livrando de muitos incômodos, seja de memorizar 50 senhas diferentes ou ter de achar aquele papel onde a senha estava anotada, e que, por uma estranha manifestação da Lei de Murphy, foi para o lixo.
Eu usava o MyPasswordSafe, mas ele não está presente no repositório stable do Debian. Na última atualização do sistema, perdi muitas horas consultando fóruns para conseguir compilá-lo. No fim, acabei usando o alien para converter os pacotes rpm e botá-lo pra rodar. Agora, migrei para o KeePassX.
Ele tem diversas características bem interessantes:
- Uma senha mestra (Óbvio).
- Tem a opção de se usar keyfiles em conjunto com a senha.
- Dois algoritmos de criptografia para o arquivo de senhas, AES (Rijndael) de 256 bits ou Twofish.
- Organização das senhas em grupos.
- Cada senha pode ter sua própria política de troca.
Você pode facilmente, através do menu, verificar quais senhas estão vencidas e trocá-las. Ele também importa arquivos de senhas do KWallet e do PwManager. E ele tem uma versão portátil, que pode ser baixado aqui, do site PortableApps.com.
E para ativar o paranoid mode é só usar o KeePassX e incluir o arquivo criptografado em um container TrueCrypt. Duas camadas de criptografia, com até 4 algoritmos combinados. Isso é que é paranóia.
Posts relacionados:
Tranque seus dados, AGORA!
Compilando o TrueCrypt no Debian Lenny
Nenhum comentário:
Postar um comentário