terça-feira, 27 de abril de 2010

Guarde suas senhas com o KeePassX

Já não é novidade que senhas estão espalhadas por toda a nossa vida digital. E também você já deve saber que não é adequado deixá-las em qualquer lugar.

Já que você põe suas chaves num chaveiro, para não perdê-las, porque não usar o mesmo princípio para suas senhas? Você as salva em único arquivo e não tem de ficar procurando depois.

O KeePassX é um aplicativo que supre essa necessidade, nos livrando de muitos incômodos, seja de memorizar 50 senhas diferentes ou ter de achar aquele papel onde a senha estava anotada, e que, por uma estranha manifestação da Lei de Murphy, foi para o lixo.

Eu usava o MyPasswordSafe, mas ele não está presente no repositório stable do Debian. Na última atualização do sistema, perdi muitas horas consultando fóruns para conseguir compilá-lo. No fim, acabei usando o alien para converter os pacotes rpm e botá-lo pra rodar. Agora, migrei para o KeePassX.

Ele tem diversas características bem interessantes:
  • Uma senha mestra (Óbvio).
  • Tem a opção de se usar keyfiles em conjunto com a senha.
  • Dois algoritmos de criptografia para o arquivo de senhas, AES (Rijndael) de 256 bits ou Twofish.
  • Organização das senhas em grupos.
  • Cada senha pode ter sua própria política de troca.
O gerador de senhas é excelente. Além de escolher os grupos de caracteres constantes na senha (Caixa alta, caixa baixa, underline, caracteres especiais, números, etc.), você pode determinar que a senha utilize apenas alguns caracteres de forma aleatória, mostrando em tempo real a força da senha e sua qualidade em bits.

Você pode facilmente, através do menu, verificar quais senhas estão vencidas e trocá-las. Ele também importa arquivos de senhas do KWallet e do PwManager. E ele tem uma versão portátil, que pode ser baixado aqui, do site PortableApps.com.

E para ativar o paranoid mode é só usar o KeePassX e incluir o arquivo criptografado em um container TrueCrypt. Duas camadas de criptografia, com até 4 algoritmos combinados. Isso é que é paranóia.

Posts relacionados:
Tranque seus dados, AGORA!
Compilando o TrueCrypt no Debian Lenny

Nenhum comentário:

Postar um comentário