quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LaTeX: post 0 de n

TeX: Onde tudo começou

O LaTeX, criado por Leslie Lamport é um conjunto de macros utilizado para facilitar o uso do processador de texto TeX, de Donald Knuth (ele mesmo, do Art of Computer Programming).
Ele gera documentos de alta qualidade tipográfica, facilitando o uso de fórmulas complexas, equações e figuras inseridas no texto, de forma que ele fique com a melhor apresentação possível, deixando o autor focado no conteúdo e não na forma do texto.

O primeiro volume do Art of Computer Programming, foi composto em uma Monotype do séc. XIX, cujo resultado foi muito apreciado pelo autor. Ao receber as provas do segundo volume, que tinha sido composto com técnicas modernas, Knuth achou o resultado horrível. Em suas próprias palavras:
"I had spent 15 years writing those books, but if they were going to look awful I didn't want to write any more."
Digital Typography, p. 5.
Dessa forma, ele resolveu escrever seu próprio sistema tipográfico. Que bom.

Algo incomum é que Knuth paga àqueles que encontram e reportam bugs nas versões estáveis do TeX. O prêmio dobra à cada bug encontrado, atualmente fixado em US$327,68. Normalmente os ganhadores não descontam o cheque e guardam-no como troféu.

À partir da 3, cada versão nova acrescenta um dígito decimal aproximando-o de forma assintótica a pi, sendo que a atual é versão 3,1415926. Quando da morte de Knuth, ela se fixará em pi e todos os bugs serão deixados como estão.

Em breve, mais posts sobre o melhor processador de texto já criado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário