sábado, 13 de fevereiro de 2010

Adicionar legendas com o MEncoder

O meu DVD Player, um DVP642k, é um enjoamento para aceitar legendas externas. O arquivo .srt tem de ser salvo e gravado no Windows, seja qual for, para que o mesmo seja reconhecido como um arquivo de legendas. Mesmo adicionando o par CR/LF para fim de linha, ele simplesmente as ignora solenemente. So, fuck off!

Após brigar muito com as 2^56 opções do MEncoder, parece que cheguei à uma configuração decente para adicionar legendas em vídeos com codec xvid. O script abaixo é receita de bolo, não vou ficar explicando o que cada opção faz, leia nesse ótimo mini-tutorial.

Fiquei muito tentado a usar a opção -oac copy, mas todas as vezes ele gerava um atraso insuportável no áudio, então mp3lame nele.

Ao trabalho, então:

$cat > subtitleall.sh
#!/bin/sh
for i in `ls *.srt`
do j=`echo $i | sed 's/\.srt//'`
mencoder -quiet -oac mp3lame -lameopts vbr=3 -ovc xvid -xvidencopts fixed_quant=5
-sub $j.srt -subpos 90 -subfont-text-scale 3 -subfont-outline 2 -subcp ISO-8859-1 -sub-bg-alpha 200 -o $j\_sub.avi $j.avi
echo "Encoding of $j.avi " 'complete!'|festival --tts
done
exit
^C
$chmod +x subtitleall.sh


A linha mencoder é única até a instrução echo.

Esse script adiciona legendas srt aos vídeos avi xvid e avisa quando terminou cada conversão, DESDE que os arquivos estejam com o mesmo nome e SEM caracteres especiais.

Falando em caracteres, preciso de um script de uma linha para remover os []() dos nomes de arquivo. Quando conseguir, posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário