quarta-feira, 31 de março de 2010

Document Freedom Day '10

Pois é, é hoje. O DFD '10 reune diversas atividades ao redor do globo em prol do uso de padrões livres para documentos.

Com certeza você quer ler e editar seus arquivos importantes daqui a alguns anos. O ODF garante isso, com a norma ISO/IEC 26300:2006, que já vem sendo adotado como padrão em diversos países. Temos muitos órgãos públicos no Brasil que já usam o ODF.

Então, não fique preso à formatos que podem mudar e te deixar na mão. Converta seus documentos para ODF e use para tudo.

No Brasil, a 4Linux organizou uma webconferência, com diversos nomes, incluindo John "maddog" Hall, Jomar SIlva, representante da ODF Alliance no Brasil e muitos outros. Ela será transmitida no endereço http://webclass.4linux.com.br/dimdim/webenv/dfd-view.html das 19:00 às 20:30hs, horário de Brasília.

Mais detalhes da conferência aqui.

Seja livre! Long life and prosper!

terça-feira, 30 de março de 2010

How to: Atalhos para páginas web com OpenDNS

Um recurso muito interessante e pouco utilizado do OpenDNS é o atalho, que permite a resolução de nomes personalizados para páginas da Web. Em vez de ter de digitar http://www.lastfm.com.br/user/gamajr bastaria digitar last, e o OpenDNS resolve o nome para você.

Para usar o OpenDNS, você deve mudar os seus servidores DNS para 208.67.222.222 e 208.67.220.220, e depois criar uma conta gratuita no site. Para aproveitar esse e outros recursos do OpenDNS no Linux, você precisa manter seu IP atualizado, usando o ddclient, que tem um tutorial de uso aqui.


Na aba Settings, preencha o seu IP, clique em "Add this network", defina um nome para a rede e salve-a.


Depois, adicione as seguintes linhas no final do arquivo /etc/ddclient.conf:

server=updates.opendns.com
protocol=dyndns2
login=seuusuario
password=suasenha
Nomedasuarede


Vá agora na aba Shortcuts, digite um nome para o atalho, o seu url de destino, clique em "Create Shortcut". Demora algum tempo para que o nome resolva, pois a informação deve ser replicada aos servidores, mas nada que 5 minutos não resolvam.




E não é só isso, usando o OpenDNS você tem estatísticas de seu uso da internet, filtro de phishing, bloqueio de sites por categorias e black-lists. Mas não deixe de usar seu firewall e/ou proxy preferido.

Posts relacionados:
Instalando e configurando o ddclient no Debian e cia.

terça-feira, 23 de março de 2010

How-to: Gnomenu 2.5 no Debian Lenny

Gnomenu é um menu dinâmico escrito em Python, com suporte a temas e altamente customizável, que funciona em window managers com ou sem compositing (Salve, metacity!) e que é uma ótima opção ao menu padrão do Gnome.

Ele roda incorporado ao Gnome-Panel, Cairo dock ou Avant Window Navigator e é licenciado pela GNU GPL v3

Procurando na web, vi diversas pessoas reclamando que não conseguiam instalá-lo no Lenny, por falta do pacote python-gconf. Mas não se preocupe, as funcionalidades desse pacote são supridas no Debian pelo pacote python-gnome2. Na lista de discussão foi até colocada a possibilidade de instalá-lo usando o equivs, mas aqui não foi necessário.

Algo que ainda não pesquisei como fazer, mas já está na lista, é como instalar os temas na pasta de usuário, já que não acho interessante ter de ser root para instalar temas. Achando a solução, faço um post sobre.

Para instalá-lo, nada mais simples:
Baixe o código-fonte aqui.
Instale as dependências:

#apt-get install python python-xdg python-cairo python-gtk2 python-gnomeapplet python-xml python-gnome2 python-keybinder

Após isso, descompacte o arquivo tar.gz em uma pasta de sua preferência, eu uso a pasta /opt, navegue até ela e digite:

#make install

Clique com o botão direito no gnome-panel e adicione-o ao painel. Daí, é só buscar os temas no Gnome-look e configurá-lo do seu jeito.

quinta-feira, 11 de março de 2010

How-to: Endereço fixo para seu micro

Uma das grandes barreiras ao uso de serviços hospedados em seu próprio micro é o ip dinâmico, que é geralmente  fornecido pelos ISP´s. Para resolver essa situação, podemos usar servidores de dns dinâmicos, entre eles:
Tenho usado o DynDNS por bastante tempo, sem nenhum problema, e gosto dele porque ele possui uma gama de opções de domínio muito grande e fornece até 5 endereços gratuitamente. Além disso ele oferece registros de domínio(porque um domínio .cc é muito mais caro que um .com?), certificados SSL, DNS recursivo e monitoramento de redes, entre outros.

Com um nome de domínio você pode acessar facilmente sua máquina por meio de SSH, NX, JDownloader WebInterface, etc.

Crie uma conta no site e vamos lá.
1. Clique em My Hosts.

2. Clique em Add New Host.

3. Escolha um nome de domínio e adicione-o ao ip corrente.

4.Clique em Next.

5. Clique em Activate Services.

Tudo certo!

Mas para que o nome do seu domínio continue atualizado em relação ao ip, é necessária a instalação do ddclient, que possui um tutorial de instalação e configuração aqui.

E pronto!

Posts relacionados:
Instalando e configurando o ddclient no Debian e cia.

quinta-feira, 4 de março de 2010

How-to: Web Radios via screenlet

Gosto muito de web radios. Elas são grátis, livres de interferências, independentes de localização geográfica e altamente segmentadas, significando nesse caso, que posso deixar uma web radio tocando por dias inteiros ouvindo o meu estilo favorito, o que é impossível em uma rádio comercial.

Fora a vantagem de não tropeçar por acidente em um grupo de pagode, o que seria no mínimo lamentável, posso ouvir músicas de qualquer parte do mundo civilizado em tempo real, sem precisar de nenhuma aparelhagem específica, como um short-wave receiver. O que não quer dizer que eu não queira um.

Uma grande ajuda ao meu passatempo, foi um screenlet, que centraliza todas as minhas rádios favoritas, entre as quais a PolskaStacja e a WWOZ de New Orleans.

Para os adeptos do Debian way of life, basta:

#apt-get install screenlets

Selecione no gerenciador de screenlets o Radio, clique em launch e pronto.

Que pronto, nada! Como você pode ver, várias rádios não funcionam e muitas você não quer ouvir, o que fazer?

Fácil! É só editar o xml de configuração do screenlet, o que vamos ver em seguida. O que não é sempre tão simples, é descobrir qual é a verdadeira url do streaming. Na PolskaStacja é mole, basta copiar o link do botão da página, já na WWOZ a coisa não foi assim tão simples, o link aparente não funcionava, o que solucionei clicando em Listen, e quando o browser perguntava o que fazer com o arquivo m3u, descobri o link correto.

Com o link da rádio em mãos (ou em bytes), faça backup do arquivo /usr/share/screenlets/Radio/menu.xml e o edite-o como segue abaixo:

O arquivo possui diversas tags 'item label' aninhadas, com um pouco de atenção você manja onde deve adicionar as tags para as novas rádios.

A tag tem essa forma geral:

<item label="nomedaradio" id="urldoarquivodestreaming nomedaradio" />



Exemplos para facilitar:

<item label="PolskaStacja Jazz" id="http://www.polskastacja.pl/play/jazz.pls PolskaStacja Jazz" />
<item label="PolskaStacja Blues" id="http://www.polskastacja.pl/play/blues.pls PolskaStacja Blues" />
<item label="WWOZ" id="http://wwoz-sc.streamguys.com/wwoz-hi.mp3.m3u WWOZ" />


O espaço após as aspas finais é necessário.

Lembre-se, existem vários formatos de streaming diferentes, e cada um tem de rodar no mplayer da sua máquina para que ele seja aceito pelo screenlet. Certifique-se que todos os codecs estejam instalados corretamente. Para Debian temos muita coisa no repo Multimedia.

Agora é só dar play e curtir sua rádio favorita. O próximo passo é descobrir como fazer o screenlet atualizar o perfil do last.fm

segunda-feira, 1 de março de 2010

Agenda do JDownloader

Um recurso muito útil do JDownloader é o Schedule, que permite o agendamento do início e parada dos downloads, entre outras funções menos importantes. Para usar, é muito fácil:

1. Com o programa aberto, vá em Settings/Plugins & Add-ons/Extensions e marque a caixa Schedule. Assim:


2. Depois vá em Basics/User Interface/Toolbar Manager e marque a caixa Schedule também.

 

3. Na aba Scheduler, clique no botão com o sinal de adição. Vai aparecer essa tela:

 

4. Preencha os campos de frequência, data e hora, escolha a ação desejada, clique no sinal de adição e depois em Save.

5. Faça isso com todos os eventos desejados.

 

Pronto! Para ligar ou desligar o agendamento, clique no toggle button indicado na figura acima.

Posts relacionados:

How-to: Reconexão no JDownloader
JDownloader: Um super gerenciador de downloads