terça-feira, 23 de março de 2010

How-to: Gnomenu 2.5 no Debian Lenny

Gnomenu é um menu dinâmico escrito em Python, com suporte a temas e altamente customizável, que funciona em window managers com ou sem compositing (Salve, metacity!) e que é uma ótima opção ao menu padrão do Gnome.

Ele roda incorporado ao Gnome-Panel, Cairo dock ou Avant Window Navigator e é licenciado pela GNU GPL v3

Procurando na web, vi diversas pessoas reclamando que não conseguiam instalá-lo no Lenny, por falta do pacote python-gconf. Mas não se preocupe, as funcionalidades desse pacote são supridas no Debian pelo pacote python-gnome2. Na lista de discussão foi até colocada a possibilidade de instalá-lo usando o equivs, mas aqui não foi necessário.

Algo que ainda não pesquisei como fazer, mas já está na lista, é como instalar os temas na pasta de usuário, já que não acho interessante ter de ser root para instalar temas. Achando a solução, faço um post sobre.

Para instalá-lo, nada mais simples:
Baixe o código-fonte aqui.
Instale as dependências:

#apt-get install python python-xdg python-cairo python-gtk2 python-gnomeapplet python-xml python-gnome2 python-keybinder

Após isso, descompacte o arquivo tar.gz em uma pasta de sua preferência, eu uso a pasta /opt, navegue até ela e digite:

#make install

Clique com o botão direito no gnome-panel e adicione-o ao painel. Daí, é só buscar os temas no Gnome-look e configurá-lo do seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário