segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Turpial: meu novo cliente Twitter

Após sofrer bastante procurando um cliente Twitter para Linux decente, passando pelo Mitter, GWibber, TweetDeck e muitos outros, eis que encontro uma ótima alternativa livre: O Turpial.
Ele está na versão estável 1.5, que apresenta um pequeno problema relativo às DMs, mas que já foi solucionado na versão 1.6.5-b1, que estou usando agora.
Escrito em Python, licença GPLv3, agrega várias funcionalidades, tais como:
  • Suporte aos serviços de microblogging Twitter e Identi.ca.
  • Pop-us para notificação de eventos.
  • Baixo consumo de CPU e memória.
  • Fácil acesso à lista de amigos para citação em tweets.
  • Suporte à diversos serviços encurtadores de urls, tais como: bit.ly, j.mp, etc, podendo ser extendido a outros utilizando uma API bem simples.
  • Envia imagens para Plixi, TwitPic, Posterous, MobyPicture e outros serviços de imagens para Twitter.
Muito leve e robusto, mesmo na versão beta não apresentou nenhum bug ou crash, se comportando de maneira bem consistente durante todo o tempo de uso(cerca de 3 meses).
Foi ótimo o Adobe Air não ter mais suporte para Linux, assim eu tomei vergonha na cara e eliminei mais um proprietário da minha lista.

Em tempo: Fiz uma pequena alteração no Turpial, para que ele encurtasse links via migre.me. Funcionou muito bem, mas queria distribuí-la através de um patch, o que não consegui que funcionasse adequadamente. Então link direto nele!

É só baixar e seguir as instruções do arquivo README.

Como tem muito tempo que não posto nada, vamos ficando por aqui.

Allons-y!!!