domingo, 21 de novembro de 2010

Serviço: MPlayer no Debian Squeeze com NVidia

Quem usa placas low-end da NVidia no Linux, já deve ter visto essa frase:

mplayer: error while loading shared libraries: libvdpau.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

O MPlayer do debian-multimedia tem o libvdpau como dependência, que não é provida pelo driver NVidia proprietário, já que o VDPAU é uma alternativa livre para as placas GeForce, junto com o nouveau e o nv.

Aí você conclui: Vou remover o debian-multimedia e reinstalar o MPlayer. Certo? Talvez. Mas você pode receber essa notícia no seu terminal:

mplayer: relocation error: mplayer: symbol codec_wav_tags, version LIBAVFORMAT_52 not defined in file libavformat.so.52 with link time reference

E agora? O que fazer?
Simples. Remova tudo. Eu disse TUDO relacionado a libs, players e codecs que você tenha instalado do debian-multimedia. Na dúvida, eu passei o rodo, por pouco não sobrava nem o mpg123.
Normalmente vai ffmpeg, sox, GStreamer e cia, tudo por água abaixo.

Reinstale tudo. E depois adicione o repo multimedia e instale o MEncoder, w32codecs e qualquer outra coisa que você queira de lá. Tudo ok, o MPlayer já deve estar funcionando. Desabilite o debian-multimedia and be happy.

Eu deixava o multimedia habilitado direto. Só que de acordo que iam saindo os updates, ia se formando uma salada de libs e dependências desencontradas que chegava uma hora que a vaca ia para /dev/null. Aí, passei a usar o procedimento descrito acima e tudo mudou.

Posts relacionados:
Blacklisting de módulos
Placa FX5500 no Squeeze

sábado, 6 de novembro de 2010

Como conheci Chandler

Pela seção Leitura Atual, dá pra notar que tenho lido um bocado de Raymond Chandler nos últimos tempos. E não é pra menos, já que comprei um box com suas principais obras, protagonizadas por Philip Marlowe, que parece ser o alter-ego do autor.

Através da perspicaz mente de Marlowe, Chandler nos leva em passeio pelo submundo de Hollywood. Ele levanta a borda do bonito tapete do american way of life e nos mostra toda a sujeira por baixo dele.

E o mais legal: descobri essa pérola da literatura ao assistir "O Cheiro do Ralo", com Selton Mello em um excelente papel. O livro aparece nessa cena.



Embora ainda não tenha lido "Amor e Morte em Poodle Springs", ele já está na fila. É o último livro dele, deixado incompleto e terminado por Robert Parker em 1989, 30 anos depois de sua morte.

Diversas obras suas foram adaptadas ao cinema, como The Big Sleep, por Howard Hawks, com Humphrey Bogart no papel de Marlowe e The Long Goodbye, de Robert Altman com Elliot Gould como Marlowe. Interessante é ver Schwarzenegger no papel de um capanga e David "Kung-Fu" Carradine, como companheiro de cela de Marlowe, ambos não creditados.

Excelente opção de leitura, Chandler é considerado um dos maiores romancistas da literatura norte-americana. Se não for dos maiores, é pelo menos um dos mais divertidos.