domingo, 22 de agosto de 2010

Comic Readers

Após um longo e tenebroso inverno, um novo post.

Adquiri um novo hábito. Ler comics na tela do computador. Por uma questão de princípios, prefiro o bom e velho papel, apesar de toda aquela falação dos ecochatos sobre árvores e tal. Mas como há muito material saindo em CC e sem hardcopy, resolvi abrir uma exceção.

Encontrei esses, alguns estão nos repos oficiais e outros que baixei direto. O mais difícil foi achar os que atendessem adequadamente.

CBRPager:
É bem legal, embora não seja lá muito amigável. O que não gostei foram as teclas de atalho que vem sem configuração padrão, e o funcionamento errático.
É lento, e demora bastante para renderizar as páginas. Pra mim não dá.

Omaque:
É feito em Qt, baseado no Okular, leitor de pdf e dvi do KDE. Maneiro, o incômodo é uma barra cinza bem no meio da tela quando você está lendo no modo de 2 páginas. Pra quem tem KDE ou não se importa de baixar umas 15 libs do Qt, tá valendo.

QComicBook:
Tem muitas opções de configuração, como o modo mangá, e como ele usa caching de imagens, não demora tanto à carregar as páginas.
O único ponto que não consegui resolver são as fontes serrilhadas e as texturas hachuradas, que ficaram horríveis. Se conseguir resolver isso, é uma boa opção.

Comix:
Esse leitor é do ambiente Gnome, então tem poucas ou nenhuma dependência no Debian, o que já conta muito pra mim.
Renderiza as páginas bem melhor que o QComicBook, e as letras ficam perfeitas, mesmo com bastante redução no tamanho da imagem. É bem rápido e ainda organiza suas revistas em bibliotecas.
Fortemente recomendado.

MangaMeeya:
De longe, o melhor que consegui achar. É para Windows, mas roda muito bem via Wine. Tem um sistema de hotkeys muito bom e uma animação que simula a virada de página. Vale a pena conferir.
É orientado para a leitura de mangás, mas com um pouco de customização fica ok para qualquer tipo de comics.
Tem opções de filtros de redimensionamento, como Lanczos3(o que funcionou melhor aqui), Bi-Cubic, Linear, etc. E roda rápido, muito rápido.
Adotei como padrão e sigo usando.
Pode baixá-lo nesta página.

E para que os arquivos cbr abram adequadamente, instale o pacote unrar, direto do seu repositório.